O desemprego no Brasil é algo que tem preocupado os cidadãos nos últimos dias. No trimestre compreendido de abril a junho deste ano, aproximadamente 11,5 milhões de pessoas estavam desempregadas. Segundo o jornal El País, o segundo trimestre desse ano teve uma taxa de desemprego de 11,3%, o maior já registrado pela Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Com essa situação, muitos começaram a procurar por ferramentas antidesemprego para reverter esse quadro.
Atualmente, uma das ferramentas antidesemprego mais eficazes é a terceirização. Por mais que muitos não vejam esse modelo com bons olhos quando o assunto é desemprego, ele é, sim, uma das maneiras de vencer o desemprego e reduzir os índices apresentados acima.
Grande parte das pessoas acredita que a terceirização aumenta o desemprego por não existir vínculo empregatício entre empregado e empregador e por não estar sob os artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Contudo, quando tratamos de tempos de crise, alta do dólar e demissões em massa, a terceirização aparece como uma salvação em boa hora. Veja, a seguir, como isso se dá.
Por que a terceirização é uma ferramenta antidesemprego ?
Estamos vivendo tempos de crise; alta inflação, empresas realizando demissões de mais da metade do seu quadro de funcionários. O cenário não é nem um pouco agradável. Muitos depositam à terceirização parte da culpa dessa situação. Porém, estes avaliam apenas casos extremos, como quando o trabalhador é um autônomo ou microempresário.
A terceirização é uma ferramenta antidesemprego por evitar situações de desemprego em massa. Por mais redundante que pareça, acontece da seguinte forma: se uma loja, por exemplo, registra uma queda de vendas por conta da crise e precisa demitir 10 funcionários próprios para reduzir custos, estes 10 funcionários ficam desempregados até conseguir um novo trabalho. Imaginemos que uma segunda loja também passe pelo mesmo problema, porém com funcionários terceirizados, estes trabalhadores não necessariamente passarão muito tempo desempregados, afinal, como possuem um vínculo com a empresa de serviços terceirizados, esta empresa pode remanejar estes funcionários para outros locais, evitando que fiquem em situação de desemprego. Além disso, a segunda loja fica livre de custos como seguro desemprego e afins, que serão gastos bastante prejudiciais à primeira loja.
A terceirização apresenta uma função extremamente importante para evitar que problemas setoriais gerem desemprego, por isso pode ser classificada como uma ferramenta antidesemprego, e ainda ajuda as empresas a reduzir custos que, muitas vezes, podem fazê-las quebrar.
Atualmente, muitas empresas optam por terceirizar departamento pessoal para que, dessa forma, obtenham maior qualidade e produtividade em questões gerenciais. Empreendedores compreenderam que a terceirização de departamento pessoal contribui para o aumento da eficiência em ambientes organizacionais.
Com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de desemprego, a Solver RH apresenta alta qualidade nos serviços de terceirização da Administração de Pessoal e de terceirização de folha de pagamento. Entre em contato e veja como funciona a terceirização departamento pessoal!