O eSocial não pode ser visto como uma mudança legal, pois não se trata de uma mudança legal: trata-se de um novo modelo de operação exigido pelo governo. Mal comparando, é como a mudança que houve com a nota fiscal eletrônica: todas as empresas tiveram que se adaptar, fazer investimentos em hardware, software e capacitar as pessoas. Com o eSocial não vai ser diferente.
Além das mudanças em sistemas, o eSocial impõe prazos padronizados que impactam em processos e exige a adequação das organizações. Atualmente, a fiscalização é presencial e o número de fiscais é insuficiente para cobrir todas as empresas do território nacional. Com o eSocial a fiscalização será pelo computador: em tempo real e eletronicamente. Aumenta muito o risco da operação. As empresas que não fizerem os investimentos necessários e, principalmente, adequarem os seus processos, passarão a receber multas e multas, o que pode até inviabilizar muitos negócios.
Hoje, a Solver RH te explica como esse novo projeto será dividido e como se adaptar a ele. Confira!
Divisão do novo projeto de eSocial na Solver RH
Podemos dividir o projeto em 3 frentes: SISTEMA, DADOS E PROCESSOS.
SISTEMA
A SOLVER está trabalhando no SISTEMA e fazendo os investimentos financeiros necessários junto ao fornecedor do software. Já atualizamos a versão, criamos e adequamos os campos, e agora estamos na fase de testes com o ambiente do governo.
DADOS ATUAIS
Os DADOS constantes no banco de dados com certeza não estão rigorosamente adequados ao Esocial. Precisam ser analisados e corrigidos. Alocaremos uma equipe como objetivo de fazer a qualificação cadastral dos trabalhadores, preparar o material para o saneamento dos dados e preencher as novas tabelas do eSocial. Eles analisarão cada um dos campos do sistema e identificarão e promoverão as correções necessárias.
PROCESSOS e DADOS FUTUROS
Do que adianta colocar o sistema no ar e corrigir os atuais dados se a “ponta” não estiver preparada. Isto é o que mais nos preocupa. Para isso, formatamos um Treinamento presencial de 60 horas, com reuniões semanais de 4 horas, ao longo de 15 semanas.
Os participantes do processo que não puderem ir ao treinamento terão acesso aos tutoriais, apostilas, Templates e Formulários, que serão produzidos e disponibilizados no Software de Atendimento da SOLVER. Com esse treinamento, ou lendo os tutoriais, os participantes do processo terão clareza no significado de cada campo e passarão a preenchê-los corretamente e no prazo requerido.
Sem uma consultoria, as empresas não conseguirão ter 100% de aderência ao eSocial, porque além de conhecimento técnico de sistemas precisarão ter conhecimento técnico dos processos, ler o manual do eSocial, fazer desenho de fluxo, etc. Só para dar uma ideia do volume de material a ser lido, existem 5 manuais vigentes do eSocial.
Com este projeto o cliente não precisa ter especialista e nem contratar consultoria externa para mapear e reformatar os seus processos. A SOLVER fará isto. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.
Links úteis:
administração de pessoal
terceirização de folha de pagamento