Qualquer empresário de sucesso reconhece a importância de possuir uma equipe motivada e comprometida com os objetivos da instituição; afinal, o engajamento é um fator determinante nos lucros alcançados pela empresa todos os meses. Sendo assim, motivação é a palavra-chave certa para o sucesso!
A motivação deve fazer parte do dia a dia empresarial, seja nos tempos de crise ou de calmaria. Pensar em estratégias para mantê-la sempre em alta deve ser um dos principais objetivos do setor de RH.
Para ajudar aos gestores e responsáveis pelo setor de Recursos Humanos a manterem seus funcionários motivados, a Solver RH separou 5 dicas que devem guiar o plano de estratégias motivacionais. Basta pô-las em prática, adaptando-as ao seu negócio, e contar com a Solver cuidando da administração de pessoal da sua empresa para alcançar os melhores resultados!
A mesmice é um poderoso fator desmotivador. O funcionário que não se sente desafiado, ou não possui metas, dificilmente se sentirá motivado.
No entanto, é de suma importância lembrar que as metas estabelecidas devem ser possíveis de serem alcançadas, além de promover recompensas para os empregados que conseguirem chegar lá.
No dia a dia de trabalho, um feedback positivo, por si só, pode fazer toda a diferença. Não deixe para fazer elogios apenas uma vez por mês, ou por ano, à sua equipe. Contudo, é importante ter cuidado para não estimular uma competitividade excessiva entre colegas de trabalho.
O que realmente importa é garantir que o funcionário se sinta valorizado, afinal, o ser humano não é nada sem reconhecimento.
A participação efetiva dos funcionários nas decisões e soluções também colabora para um engajamento maior da equipe e da empresa como um todo, portanto, os gestores devem saber ouvir seus funcionários e considerar, de fato, o que eles têm a dizer.
Assumir um papel de liderança significa ser um modelo, uma verdadeira inspiração para o restante da equipe. Isso implica incentivar, gerenciar, cobrar, mas, sobretudo, transmitir os valores e missões que devem ser gerais dentro da empresa.
Saber delegar funções, por exemplo, é uma boa forma de exercitar a motivação através da liderança, pois demonstra que o chefe reconhece o trabalho de seu funcionário.
Cada funcionário encontrará sua motivação em uma coisa diferente, ou até em mais de uma; portanto, é importante dedicar-se a conhecer individualmente cada um para acertar na hora de engajar todo o pessoal.
Neste ponto, deve-se entender que a terceirização de departamento pessoal pode contribuir para o melhor gerenciamento com os diferentes grupos de funcionários da empresa. Não encare a terceirização departamento pessoal como um empecilho, mas sim como uma chave para a construção de uma sólida relação com a equipe de funcionários.
Há empresas no mercado que escolhem manter setores Departamento Pessoal e Contabilidade detendo o controle sobre a folha de pagamento. Contudo, certa parcela de instituições opta pela terceirização de folha de pagamento e outros procedimentos. Estude a possibilidade de Terceirizar departamento pessoal de sua empresa e dedicar-se só ao que realmente importa: o seu negócio! Ao contar com a gestão do Departamento Pessoal da Solver, a equipe de Recursos Humanos tem a possibilidade de se concentrar em estratégias para atrair e reter os talentos da sua empresa. Interessou-se? Entre em contato conosco!
Muitas pessoas não sabem como comprovar a união estável para o recebimento de benefícios do…
A Previdência conta com diversos benefícios, mas será que tem como acumular mais de um…
A empresa pode dispensar o empregado e recontratá-lo pagando menos? Veja a resposta dessa e…
O Ministério do Trabalho e Previdência lançou o portal de informações do FGTS Digital. Quer…
Sabia que os descontos às empresas sobre Auxílio Alimentação podem estar com os dias contados?…
Você sabe quais são os direitos e benefícios de ser MEI? Leia o artigo de…