Categorias: Departamento Pessoal

Sistema eSocial: impacto para o setor de RH

O sistema eSocial, em resumo, é uma espécie de folha de pagamento digital. Ele é obrigatório para todas as empresas brasileiras – desde o microempreendedor individual (MEI) à empresa de pequeno, médio e grande porte.

Para entender o impacto que essa ferramenta tem sobre o setor de Recursos Humanos e de administração de pessoal, confira com a Solver RH alguns tópicos que te ajudarão a entender melhor a importância do sistema eSocial na sua empresa:

 

O que é o sistema eSocial?

O sistema eSocial mudou a forma como todas as empresas brasileiras lidavam com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Desde 2014, o sistema unifica o envio de dados sobre os trabalhadores para o Governo Federal.

Além de permitir que as empresas prestem informações uma única vez, evitando a papelada que foi substituída pela transmissão por meio eletrônico, ele também dispensa os vários envios de informações ao Fisco, INSS, ou ao Ministério do Trabalho separadamente, por exemplo.

Como o sistema eSocial integra todas as informações sobre os funcionários, o cruzamento de dados e análise facilita a fiscalização do próprio Governo. Antes da implantação dessa ferramenta, a despadronização gerava um maior índice de erro e ineficiência. Essa é uma das principais vantagens do sistema eSocial.

O projeto sistema eSocial envolve o Ministério do Trabalho, o INSS, a Receita Federal e a Caixa Econômica Federal.

A importância do sistema eSocial para sua empresa

Através desta ferramenta, todas as informações relevantes sobre o contrato de trabalho, as declarações e resumos para recolhimento de tributos oriundos da relação trabalhista e previdenciária são entregues. Além disso, o controle sobre a segurança e saúde do trabalhador é feita de forma mais efetiva, pois os afastamentos e doenças laborais devem ser declarados quase que de maneira imediata assim que a empresa tomar conhecimento dos fatos.

Os Registros de Eventos Trabalhistas (RETs), que nada mais são do que o anúncio do empregador sobre alterações relevantes na relação trabalhista, exigem especial atenção do departamento responsável pelo sistema eSocial pois, caso não seja feito o registro no prazo adequado, há risco de multa pela falta de comunicação.

Portanto, para o cumprimento satisfatório dos prazos exigidos, a empresa de terceirização de departamento pessoal deve estar atenta e organizada.

Deixe o sistema eSocial da sua empresa com a Solver RH!

A Solver RH, especialista em terceirização departamento pessoal, conta com experiência e recursos para assumir toda a gestão do sistema eSocial de sua empresa. Deixe toda a organização, preparação, escrituração, validação e transmissão por conta da nossa equipe! Entre em contato conosco e saiba mais outras vantagens de terceirizar departamento pessoal de sua empresa! E, se você deseja saber mais ainda mais a respeito desse tema, pesquise sobre terceirização de folha de pagamento em nosso blog!

Compartilhe

Artigos recentes

Boletim 129 – União estável – Breves considerações

Muitas pessoas não sabem como comprovar a união estável para o recebimento de benefícios do…

3 anos atrás

Boletim 128 – INSS, é possível acumular benefícios?

A Previdência conta com diversos benefícios, mas será que tem como acumular mais de um…

3 anos atrás

Boletim 127 – Perguntas e respostas trabalhistas abril/2022

A empresa pode dispensar o empregado e recontratá-lo pagando menos? Veja a resposta dessa e…

3 anos atrás

Boletim 126 – FGTS digital – Lançamento do portal

O Ministério do Trabalho e Previdência lançou o portal de informações do FGTS Digital. Quer…

3 anos atrás

Boletim 125 – MP 1.108/2022 – altera as regras do auxílio alimentação (VA e VR) e regulamenta o trabalho remoto

Sabia que os descontos às empresas sobre Auxílio Alimentação podem estar com os dias contados?…

3 anos atrás

Boletim 124 – Microempreendedor individual (MEI) – direitos e benefícios

Você sabe quais são os direitos e benefícios de ser MEI? Leia o artigo de…

3 anos atrás