Contratar funcionários é algo que leva tempo e exige esforço. Por conta disso, cometer erros nesse estágio representa um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro.
Esse tipo de situação, muito embora nada favorável ao crescimento da empresa, é comum entre todos os empreendedores brasileiros que precisam contratar. Por isso, a importância de tornar esse processo o mais assertivo possível é evidente, principalmente para evitar que o mesmo não precise ser repetido após a eventual saída do trabalhador, logo após sua admissão.
Alguns setores sofrem mais do que outros com a alta rotatividade de mão de obra, mas o desafio de selecionar e contratar as pessoas certas faz parte da rotina de todos os tipos de empresas. No caso da micro e pequena empresa essa tarefa é ainda mais importante, pois se pensarmos em uma empresa com 4 ou 5 funcionários, por exemplo, e um deles tem um desempenho muito inferior ao que é esperado no mês, certamente os resultados da empresa sofrerão quedas que podem chegar próximas à 20%.
Por isso, a Solver RH elenca os principais pontos a serem observados para que sua empresa não erre na hora de contratar funcionários. Confira:
1. Saiba o que sua empresa precisa antes de contratar
É preciso ser crítico e ter humildade para saber o que não vai bem e precisa melhorar dentro da empresa. Saber exatamente a situação atual dos negócios é essencial para definir o perfil do candidato que deve ocupar a vaga disponível. Após essa definição, o próximo passo é buscar os profissionais certos que tragam as habilidades que faltam e colaborem com o crescimento da empresa.
2. Avalie o lado técnico do candidato
Nem sempre quem entrevista possui conhecimento específico sobre as funções do profissional buscado durante a seleção. Nesse caso, é preciso “fazer a lição de casa” antes da entrevista: prepare perguntas anteriormente, faça testes com o candidato, etc.
3. Avalie o comportamento do candidato
Além de dominar o conhecimento técnico, o comportamento do candidato também é de suma importância. É necessário observar se ele possui as características esperadas para ocupar tal cargo, como ter capacidade de trabalhar em equipe, ser criativo, ou possuir uma visão sistêmica do negócio, etc.
4. Invista para reter os talentos na sua empresa
Reter um bom funcionário, muitas vezes, se mostra algo quase tão complexo quanto encontrar um. Portanto, invista para que o funcionário permaneça na empresa. Esse é um dos papéis da liderança: apresentar fatores que estimulem o profissional a permanecer na equipe e alcançar metas, como oferecer benefícios, oportunidade de crescimento, etc.
5. Invista no departamento de RH
Ter um departamento exclusivo dentro da empresa para atrair e reter talentos é uma verdadeira “mão na roda”. Os profissionais especializados em Recursos Humanos podem traçar estratégias para fazer com que os processos de contratação sejam eficazes, de acordo com o seu tipo de empresa. Ainda assim, é importante frisar que o departamento deve possuir certa liberdade para dedicar-se a essas questões.
A Solver RH especializada em terceirização de departamento pessoal e pode ajudar o RH da sua empresa a otimizar esses e outros processos, pois nossa equipe dá todo o suporte aos “bastidores”, cuidando dos processos concernentes ao Departamento Pessoal. Terceirizar departamento pessoal com a Solver RH garantirá maior dinamismo a sua empresa.
Damos suporte a todas as movimentações de admissão e demissão, bem como afastamento, ou transferências. Enquanto sua empresa se ocupa das estratégias e negócios, nós nos responsabilizamos pela administração de pessoal. Navegue pelo blog e fique por dentro de assuntos como terceirização departamento pessoal e bpo folha de pagamento. Entre em contato conosco e descubra mais!